Diante de muitos acontecimentos recentes no Brasis,a lei da ficha limpa ganhou notoriedade mais uma vez, mas por boas razões.O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a constitucionalidade valendo já para eleições municipais deste ano, num gesto sublime de ouvir o clamor da sociedade brasileira, garantindo a legalidade da proposta e um grande avanço na politica brasileira.
A validação é também para a democracia, valorizando a ética e a lisura no exercício do processo politico. Em pouco tempo, essa ideia se espalhou pelo Pais de norte a sul, ganhando força e arrebanhando eleitores para um grande abaixo-assinado, forçando, assim, o Legislativo a acatar a sugestão emanada do povo.
É uma conquista importante, mas ainda não e solução para os problemas.Se o poder emana do povo, precisa ver um discernimento no momento da escolha dos representastes que irão ocupar os cargos eletivos.
A eleição é uma grande oportunidade de transformação social e o voto é o poder. Os partidos precisam avaliar com maior profundidade os antecedentes de seus representantes, garantido uma peneira na escolha dos candidatos. Voto consciente continua sendo a maior arma no combate aos candidatos ficha suja.
.